segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pedras que clamam

Jesus intentou fazer algo através da vida de Simão. Contudo, sua personalidade teve que, primeiramente, se tornar uma... Isso mesmo: pedra bruta

Matheus Viana

Pedra bruta. Esta foi a atribuição feita a mim certa vez. Fui acusado de nutrir a prepotência de, por publicar meus textos na revista e no site Profecia, me portar como um pensador. Essa nunca foi minha intenção. No entanto, não posso fazer com que acredite em meus intentos. Aquele que sonda o mais íntimo de nossos corações me conhece (Salmo 139:1-2). Mesmo assim aceitei ser chamado por tal nomenclatura.

Fiz uma súbita associação com o episódio em que Jesus diz para Simão: “Tu és Pedro, e nesta pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Evangelho segundo Mateus 16:18). Conforme já elucidei em alguns dos meus textos, na Bíblia, o nome do indivíduo era a demonstração de sua personalidade.

Jesus intentava fazer algo - o nascimento da Igreja - através da vida de Simão. E fez. Contudo, sua personalidade teria que, primeiramente, se tornar uma... Isso mesmo: pedra bruta. Por que bruta? Porque, como tal, sua vida seria edificada sobre a Pedra Angular (Efésios 2:20), o próprio Jesus, e a profecia se cumpriria.

Há uma profecia que diz que a Igreja gloriosa surgirá (Efésios 5:27). A Glória desta última casa será maior do que a primeira, conforme proclamou o profeta Ageu (Ageu 2:9). Por isso, devemos nos tornar pedras brutas a fim de que sejamos, pelo Espírito, edificados na Pedra Angular (Efésios 2:22). Quem se candidata a este posto? Eu aceito!

Tempos depois, lembrei do episódio em que Jesus entra em Jerusalém montado em um jumento e é aclamado pela multidão: “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas”. (Evangelho segundo Lucas 19:38). Veja que este é um aclamar messiânico. Para aquela multidão, naquele momento, a profecia da vinda do Messias se cumprira diante de seus olhos. Algo inefável.

Mas os fariseus foram rápidos em arrefecer a efervescência da ocasião: “Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos! Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão”. (Evangelho segundo Lucas 19:39-40).

Como disse anteriormente, a pedra, para ser edificada sobre a Pedra Angular, precisa ser bruta. O que significa ’bruta’? Independente - e não carente - de toda e qualquer capacitação humana. Simão, caso não tivesse sua identidade transformada, nunca seria o protagonista do nascimento da Igreja, relatado por Lucas no livro de Atos. Pois era inconstante e, por isso, incapaz de cumprir este esplendoroso advento.

Nos tornamos ’pedras’ quando recebemos, a cada dia, o caráter de Jesus até atingirmos Sua estatura (Efésios 4:13). Mesmo assim, devemos ser ’brutas’. Ou seja, dependentes e prontos para a lapidação que apenas o Espírito Santo realiza (II Coríntios 3:18).

A ardente expectativa da criação aguarda pela manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8:19). Todavia, os ’filhos’ que saciarão tal necessidade têm um padrão: são fundamentados na pedra Angular a fim de viverem conforme à sua imagem (Romanos 8:29). A revista e o site Profecia têm a missão de proclamar o reino do Messias (Evangelho segundo Mateus 6:10). E a cumprem na medida que podem. Somos, portanto, o cumprimento da profecia de Jesus: “as próprias pedras clamarão”. 

Publicado anteriormente na edição 007 da revista Profecia

Nenhum comentário:

Postar um comentário