quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Gotas


As “águas” do conhecimento divino que encherão a terra, de acordo com o próprio Jesus, fluirão de nosso ventre.

Matheus Viana

Não. Este título não se refere à nomenclatura popular de uma patologia reumática. Mas sim de nossa posição e ação no tocante à plenitude do plano divino proclamado pelo profeta Isaías: “E toda terra será cheia do conhecimento do Senhor, assim como as águas cobrem o mar”. (Isaías 11:9). A fim de corroborar seu cumprimento, Isaías preconiza como porta voz de Deus: “ Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55:11).

No entanto, Jesus revela como este veredicto será estabelecido: “De fato, o Elias virá e restaurará todas as coisas”. (Evangelho segundo Mateus 17:11). Mas, afinal, que “Elias” é esse? Grosso modo, pessoas simples que liberam a Palavra de Deus cuja voz é, conforme as Escrituras afirmam, “voz de muitas águas”. (Ezequiel 43:2; Apocalipse 1:15). Por isso, elucida: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluirão do seu ventre.” (Evangelho segundo João 7:38). É aqui que entra o “x” da questão.

Somos chamados a crer (Evangelho segundo Marcos 5:36, Hebreus 11:6). Contudo, não é uma fé qualquer, mas em algo específico e que segue um padrão definido: “como diz a Escritura”. As “águas” do conhecimento divino que encherão a terra, de acordo com o próprio Jesus, fluirão de nosso ventre. E, conforme o relato de Isaías, este conhecimento é Sua Palavra que é Espírito e Vida (Evangelho segundo João 6:63). É claro que são metáforas. Por isso, somos, individualmente, gotas (ou se preferir, pequenos reservatórios de água). Mas na unidade relatada por Jesus em sua oração sacerdotal (Evangelho segundo João 17:21) formaremos um imensurável oceano.

Entretanto, só podemos jorrar algo de nosso interior depois que o recebemos. Ao batizar Jesus, João Batista declara: “Eu vos batizo com água para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo..”. (Evangelho segundo Mateus 3:11 – Ênfases acrescentadas). Todavia, Jesus só recebeu esta autoridade de batizar não somente pelo fato de Ser Deus (Evangelho segundo João 1:1,14), mas por ter passado primeiramente pelas águas. (Evangelho segundo Mateus 3:18).

Portanto, pensemos de maneira sensata: Jesus tinha algum pecado para se arrepender e ser purificado? Não. A Bíblia afirma de forma convicta que Ele não pecou em nenhum momento (I Pedro 2:22, Hebreus 4:15). Contudo, passou por este processo para cumprir os princípios divinos e nos mostrar o caminho que devemos seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário