quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Adornados com folhas


Adão e Eva usaram folhas de figueira para ocultar a nudez. Ou seja, foi a medida paliativa para esconder o pecado e aplacar a culpa. Propósitos que a religiosidade busca, sem sucesso, alcançar.

Matheus Viana

Já havia escrito o texto ‘Fruto ou folha’. No entanto, durante uma meditação bíblica, me deparei com algo que não havia notado. “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gênesis 3:7).

“Folhas de figueira”. Lembrei-me, de súbito, da figueira a qual Jesus amaldiçoou. Já teci um comentário no texto anteriormente citado. Mas ao ler a narrativa de Gênesis, passei a compreender uma nova faceta.

Adão e Eva usaram folhas de figueira para ocultar a nudez. Ou seja, foi a medida paliativa para esconder o pecado e aplacar a culpa. Propósitos que a religiosidade busca, sem sucesso, alcançar.

Jesus olhou para aquela figueira e queria frutos para saciar a fome que sentia. No entanto, só encontrou folhas. Deus apareceu no Éden com "fome" de arrependimento e relacionamento com Adão e Eva. Mas encontrou-os “adornados” com folhas de figueira. Creio que Jesus se lembrou daquela cena fatídica. Assim como o Pai, não encontrou o que desejava. Adão e Eva, como aquela figueira, foram amaldiçoados por suas folhas.

Muitas vezes agimos assim. Ao invés de confessarmos os nossos pecados e a nossa incapacidade de satisfazermos, por nós mesmos, a vontade divina, nos adornarmos com folhas a fim de escondermos nossas vergonhas e fracassos. Jesus rechaçou este comportamento em um severo sermão (Evangelho segundo Mateus 23:1-23).

O fruto principal que Deus deseja encontrar em nós é o arrependimento. Por isso João Batista proclamava: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. (Evangelho segundo Mateus 3:8). A falta de frutos da figueira amaldiçoada por Jesus é o reflexo da falta de arrependimento de Eva, que culpou a serpente, e Adão, que culpou Eva, quando foram confrontados por Deus.

Deus vem ao nosso encontro para nos transformar. Conforme disse no texto ‘Fruto ou folha’, folhas não saciarão a vontade divina. Apenas ocultarão as nossas falhas e vergonhas. A vestimenta que Deus nos concede é de pele (Gênesis 3:21), o que simboliza o sacrifício de Jesus, o cordeiro morto antes da fundação do mundo (Apocalipse 13:8). No entanto, só a receberemos quando passarmos pela cruz que nos é proposta (Evangelho segundo Mateus 16:24) que consiste em arrependimento dos pecados e renúncia à toda religiosidade. Em outras palavras: nada de folhas de figueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário