segunda-feira, 2 de junho de 2014

Consciência protetora

Matheus Viana

A consciência de que somos pecadores é o principal instrumento que impede a ação do orgulho sobre nós. O apóstolo João preconizou tal fato (I João 1:8). Paulo o repercutiu em suas cartas, principalmente na dirigida aos romanos, como nenhum outro. Mas a explanação de Tiago sobre a ação do pecado em nós foi peculiar. Tenho a impressão de que ele pegou emprestado o princípio aristotélico do ato/potência (Tiago 1:14-15).

Cada um é tentado por sua própria cobiça. O desejo pelo pecado está em nosso DNA interior (Salmos 51:5, Colossenses 3:5). Portanto, somos pecadores em potenciais. Por isso, somos tentados. Diferentemente de Deus que não pode ser tentado, pois não há nEle o desejo pelo mal (Tiago 1:13). Infelizmente, este desejo natural pelo pecado (potência) se transformará em ato. Santidade é justamente a difícil tarefa de impedir esta transformação.

Analisando a Palavra de Deus, vemos que Ele busca em nós uma santidade pautada no arrependimento. É de conhecimento público, e graças a Deus bastante difundido, o conceito de “arrependimento”. Não é, portanto, necessário o elucidarmos. Por outro lado, é impossível praticar a impecabilidade (Romanos 7:18-19). João nos adverte sobre isto (I João 1:9-10). Mas a santidade que Jesus nos adverte (Evangelho segundo Mateus 5:48) é possível através do... Isso mesmo: arrependimento.

Sua ação, no entanto, exige a consciência de que somos pecadores lutando, através da manifestação do Espírito Santo de Deus (Evangelho segundo João 16:8), para sermos santos. E não a de que “somos santos lutando contra o pecado”. Quando estudamos os atributos de Deus, os comunicáveis e os incomunicáveis, vemos dois tipos de santidade. A que Deus comunica ao ser humano, e consequentemente deseja que ele viva, é Kadesh. Já a santidade que pertence somente a Deus, que significa a plena ausência do mal, é Kadosh. Os apóstolos, ao chamarem os crentes de “santos”, estavam falando do primeiro tipo e em seu primeiro estágio: separado, em santificação. Ou seja, separados de toda ação e padrão ético provenientes do pensamento mundano, contrários à Palavra de Deus (Romanos 12:2, II Coríntios 4:4) para começarmos a trilhar rumo à estatura do varão perfeito (Efésios 4:13).

Uma das formas mais sutis em que o pecado se manifesta é o orgulho. Por isso, nossas ações, mesmo as bem intencionadas, estão eivadas dele. Servirmos a Deus por querermos o reconhecimento dos homens. Pregamos a Palavra para que nossa opinião seja considerada e repercutida. Falem mal ou bem, mas falem de mim é o ditado em voga. Mediante tal realidade, vemos o ribombar de ministros buscando um “lugar ao sol” (leia-se fama). Alguns destes, quando contrariados, queixam que estão “sofrendo perseguição” e vociferam frases piegas como se fossem pérolas.

Quando temos a plena consciência de que somos pecadores, e por isso precisamos de arrependimento, o sentimento, na maioria das vezes inconsciente, de que somos superiores aos outros desaparece. E não nos enganemos. Este sofisma é tão latente que Paulo, em sua carta aos filipenses, precisou exortar aos cristãos a considerarem os outros superiores a si mesmos (Filipenses 2:1-3). Cujo golpe de misericórdia foi a advertência de termos o mesmo sentimento (phronesis/phroneisto – sentimento que gera uma atitude) que houve em Cristo Jesus e o levou a se tornar servo (doulos – escravo) por nós.

Qual a intenção de nossas ações? Quando nos esquecemos do fato de que somos pecadores, corremos o grave risco de pensarmos que somos importantes. Pelo menos, mais que alguém. Um erro crasso.